segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mini-curso “Diálogos entre Literatura e Cena” - José Castello (PR)

Como transformar um texto literário em peça de teatro? As adaptações sempre levantaram questionamentos e dúvidas sobre sua formatação. Esse e outros assuntos serão debatidos no Polo de Literatura, no bairro do Jaraguá. Uma das surpresas da edição 2009 do Aldeia SESC Guerreiro das Alagoas.Para inaugurar esse espaço, o SESC montou uma programação especial com sessões de histórias da Trupe Gogó da Ema de Contadores de Histórias do SESC Alagoas e um mini-curso sobre adaptação de textos literários para o teatro, ministrados pelo carioca radicado em Curitiba, José Castello.
O mini-curso terá como base a discussão dos espetáculos "Insônia"; da Cia. Teatro da Meia-Noite (AL); "Enamorados - a demanda do amor" (PE) e "Negro de Estimação" (PE). Todos os espetáculos são adaptações de contos e livros. Durante a atividade José Castello irá debater sobre criação literária, conceito de literatura, montagens teatrais e outras temáticas.
Castello é jornalista e escritor. Atualmente escreve a coluna “Prosa e Verso”, do jornal O Globo e também é colaborador do jornal Valor Econômico, da revista Época, e do mensário Rascunho, de Curitiba. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele já foi repórter da Veja, O Estado de São Paulo, entre outros jornais de referência no Brasil. Como escritor, publicou a biografia de Vinícius de Morais, onde obteve o prêmio Jabuti em 1994. Também publicou títulos de jornalismo literário e crônicas. Inscrições antecipadas: 1kg de alimento (levar no SESC Centro)
  • Data: 26/08
Horário: 14h às 18h
Local: Livraria Livro Lido
19h30 – Espetáculo “Insônia” com a Cia. de Teatro da Meia-Noite (AL)
Local: Teatro SESC Jofre Soares
  • Data: 27/08
16h – Espetáculo “Enamorados – A Demanda do Amor” (PE)
Local: Espaço Cultural
19h30 – Espetáculo “Negro de Estimação”, com Kleber Lourenço (PE)
Local: Teatro SESC Jofre Soares
  • Data: 28/08
Horário: 9h às 13h / 14h às 16h
Local: Livraria Livro Lido

Informações:
Centro de Difusão e Realizações Literárias - CDRL.
SESC Alagoas - Unidade SESC Centro.
82 3326 3133 / 3326 3700

Nenhum comentário: