domingo, 23 de outubro de 2011

Um panorama do coco de roda

A programação da noite de hoje no Palco Livro Aberto, localizado no 2º piso do Centro de Convenções, será dedicada ao Coco de Roda. A atividade começa às 19h com o painel: Poéticas da oralidade – do verso a pisada e segue com apresentação do melhor do Coco de Roda alagoano e pernambucano.
O coco de roda nasceu na divisa de Pernambuco e Alagoas. Tem influência indígena e africana, é uma dança de roda executada ao som de ganzá, surdo, pandeiro e triângulo. Uma das hipóteses sobre o surgimento do coco de roda defende que a dança nasceu no processo de construção das casas de piso de barro, isso explicaria a cadência marcada pelos pés dos dançarinos durante toda dança.
O painel, que discutirá questões como esta, será composto pela pesquisadora CNPQ de cultura popular brasileira, Maria Ignez; pela bailarina de dança contemporânea, Telma César; o pesquisador CNPQ de memória e cultura, Marcos Ayala, e pelo mestre de Coco de Roda e patrimônio vivo, Nelson Rosa. A programação da noite será encerrada com o melhor do coco de roda alagoano e pernambucano com os mestres Nelson Rosa e Ferrugem.

Nenhum comentário: