quinta-feira, 23 de julho de 2009

BONECA DE BARRO

Boneca de barro, o mesmo barro que também é chamado de traço,

O risco no chão feito pelo traço, parece giz, mas é o corpo da boneca que está a sangrar.

Essa boneca não foi feita da costela, recebeu o mesmo barro que fez o Adão vestido de capote do sururu,,cheiro de lama,esculpida pela maré alta da lagoa mundaú.

De dia ela sonha em catar sururu, de noite, pensa em estudar

olha com ternura a menina que ela resolveu se dar,ouve -se do barraco, o canto do pescar,que as vezes é interrompido por um chorar,pescadores parecem botos, mas as vezes, são seduzidos por sereias da lagoa, e desaparecem

Boneca de barro chora, só não desmaia , porque se quebra,João-de-Barro, não volta, não tem pescado, a barriga da boneca grita.pobres bonecas-meninas infelizes,que chafurdam na lama, para não rachara fome, dá lugar ao canto.

E a boneca do barro, resolve se emprestarganha algum tostões para ser tocada por meninos de chumbo,seu corpo parece estar rachado, ressecado, mas toda dia a mesma, rotina, a mesma esquina, o mesmo sinal,para receber migalhas dos meninos de chumbo, que agora vem acompanhados das bonecas de louça,coitada boneca de barro! se sente suja por ser tocada,seu cheiro não é mais de lama, seu odor é de semên como essas meninas-Bonecas sujinhas, podem se limpar? se água não podem levar?

seus olhos de ximbra, já não brilham mais .o tempo de fome, fez seu corpo rachar ,e os tostões ganhos já não dá pra se alimentarvive comprando cola para tentar se remendar, mas a boneca de barro está só o caco, num desse cochilos de esquina, veio uma chuva forte, e fez a boneca desmanchar,lá se foi mais uma vida sofrida, no fundo do bueiro descansar.


Julien Costa*
*Ator escritor e dramaturgo.
A poesia foi inspirada em Boneca de Pano
do Poeta alagoano Jorge de Lima
http://www.diariodebordel.blogspot.com/

Nenhum comentário: