quinta-feira, 23 de julho de 2009

Incrementando a vida.

“Quem conta um conto, aumenta um ponto”... não, não concordo com o ditado popular. Na realidade não é bem assim! Melhor dizer: quem conta um conto “incrementa” vários pontos. E que bom que é desse jeito, já imaginou o quão sem graça seria a vida sem alguém disposto a desempenhar esse papel? Reconhecer é preciso, incremento é algo substancial pra vida da gente, ou não? O que seria o registro de uma vida sem um bom incremento, gente?
Escrever é mais ou menos como pintar um quadro, só que com um diferencial: sem tintas! Trata-se de um exercício desafiador. Olhar para o papel em branco – ou para uma tela de computador da mesma cor, que seja – e assumir o compromisso íntimo de tentar torná-la mais interessante, diminuindo sua palidez, dando vida e dinamismo ao que antes apenas existia. Indiferente e sem perspectiva.
É um ato de coragem! Convenhamos, é preciso ser corajoso para expor o que se sente, o que se pensa, o que se quer, pois uma vez externalizadas tais particularidades, mesmo que estejam misturadas a mil e um versos, ainda assim sempre haverá alguém capaz de identificá-las e decifrá-las. Então, escrever também é não ter direito a muitos segredos! Quem um dia se propôs a desenvolver um diálogo aberto e sincero com o mundo sabe bem disso.
Do pergaminho ao pixel, desde sempre, a palavra exerce o honroso papel de ser um agente transformador... de dar sentido a tudo, querer – e conseguir - modificar a todos. Quando a palavra se une a música, vira canção. Ao produzir versos, logo se transforma em poesia. As nascidas das reflexões religiosas produzem a fé. Nas mãos dos médicos preservam vidas e na das autoridades viram leis, que por sua vez regem o mundo, que se desdobra na tentativa de se sobrepor ao caos. No cotidiano de qualquer pessoa ela se faz presente – inclusive no seu que me lê agora -. Aliás, essa é uma boa pergunta: no seu universo particular, que efeito produzem?
Se ler é viajar, escrever é conduzir! E quem conduz algo ou alguma coisa precisa de responsabilidade ao manifestar suas percepções do mundo e de todo o resto. Certamente elas conseguirão convencer alguém que tomará pra si aquilo que até então a outro alguém pertencia. Formar opiniões, despertar sentimentos, desagradar, apaixonar... talvez por isso seja tão necessário continuar experimentando! Sem a palavra estaríamos todos cegos!
Escrever também é brincar, mas atenção: brincar com coisa séria! Interagir com uma força que brota em “terra de ninguém” que ao mesmo tempo pertence a todos nós... e isso pode ser bem
perigoso... ou maravilhoso! Maravilha essa que habita na mente de quem escreve e nos olhos de quem lê!

Apolinário Júnior*
Maceió, 19/07/09.
*É turismólogo, blogueiro e atua na Coordenação de Turismo CTUR do SESC Alagoas. http://dapoesiaaocaos.blogspot.com/

5 comentários:

Josianne disse...

Aplausos!!

Ler é muito bom! E ler textos do Jú é melhor ainda! O Sesc só tem a crescer com o Jú por perto, acompanho seus textos a alguns meses e mesmo sendo extremamente suspeita para falar dele, seus textos são ótimos e com uma visão critica melhor ainda.
O Sesc está de parabéns por promover um evento tão rico em cultura como esse!
Quero deixar minha idéia.
Quem sabe criar um Jornalzinho da Cultura feito por esses artistas locais? Com certeza iria aumentar a vontade de todos em escrever e de ler também, assim como o Jú citou em seu texto, poderia ser criado concursos de leitura, enquetes,todo mês homenagear um dos artista alagoano entre outras idéias.
Enfim, vou torce pra que todos eles sejam mais reconhecidos e acho que o Sesc com todo o seu lado cultural poderia promover mais eventos como esse valorizando não só a cada um deles, mas também a cultura local.
Parabéns ao Sesc e parabéns ao Jú por mais um ótimo texto!

CRISTIANE disse...

Que linda é a poesia! Que lindo é viajar através da palavras de um condutor maravilhoso... a simplicidade dessas palavras traduzem uma singela poesia, amei! "Incrementou a minha vida"!

Lindo o blog, lindas as expressões de cada um por aqui!

BEIJOS AOS ARTISTAS!!!
Cristiane.

Renan disse...

Bravo!... Muito inteligente, apropriado e feliz. Parabéns ao autor e sucesso na sua jornada literária.
Abraços.
Renan.

Weslley Fontenele disse...

Muito interessante! Realmente é necessário ser muito corajoso para escrever, pois com isso estamos despindo nossas ideias e nossos sentimentos. E em muitos casos essa ''nudez'' pode assombrar ou fascinar! Abraços! Weslley!

Angélica disse...

É muito bom e faz bem pra alma ler textos elaborados por pessoas inteligentes e conhecedor dos sentimentos. No mundo em que nos deparamos com notícias tristes e vazias ler seus textos em seu blogger me torna uma pessoa com sede de cultura. Continue nos presenteando com suas histórias. SUCESSO!!!!!!!!!!!!!! Bejos da sua sempre fã. Angélica