quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O SOFÁ



- Cabeça!
-Que foi?
-Abre a porta aê cabeça!
-Calma aí, pô.
-Vem ver o que tu fez na sala!
O sofá tinha agora no meio um rombo, uma imensa cratera, e fumegante, ainda mais.
-Tá vendo, velho, num falei pra tu num fumar no sofá.
-Foi mal, cara.
-Foi mal, né? Agora meus pais vão vir me visitar hoje. Depois de seis meses! E eu vou dizer o que? Que não tem sofá aqui! Eles me deram dinheiro pra eu comprar um sofá, e eu vou dizer o que? Que bebi o dinheiro que eles me mandaram? Ein?
-Desculpa, cara.
-Desculpa nada. Tu vai dar um jeito de consertar esse sofá. Ou de sei lá, pegar algum emprestado!
-Emprestado?
-É! Sei lá. Aluga um! Te vira, velho. Se você não fizer isso, amanhã tu sai do apartamento. Tem dois meses que eu tô segurando o aluguel só, mesmo.
-Beleza, beleza.
E agora? Onde é que eu ia arrumar um sofá! Emprestado! Ainda mais. Dona Mirtes, do terceiro andar, é, podia ser ela. Uma vez eu fui levar umas compras para ela, coitada, é uma senhora de setenta anos, daí vi que ela tinha um sofá. Será que os pais do Gil sabiam como era o sofá antigo? Acho muito difícil. Qualquer sofá deve servir.
-Dona Mirtes.
-Diga meu filho.
-Então, eu estou precisando de um favor! Parece absurdo, mas a senhora tem como me emprestar seu sofá?
-Emprestar?
-É.
-Não posso meu filho! Vou receber visitas hoje.
-Eu alugo, dona Mirtes!
-Ok, por quanto?
-Assim, eu não tenho dinheiro aqui, mas posso fazer algum serviço na sua casa, de repente.
-Você pinta paredes?
-Pinto, Dona Mirtes, com certeza.
-Então tá certo.
Aparentemente deu tudo certo. Difícil foi subir com o sofá pelas escadas. Ao todo eu acho que demorei umas duas horas para subir os cinco andares.
-Pronto, massa.
-Cadê teus pais?
-Então, eles não vem mais. Cancelaram a viagem, só vem no mês que vem agora.




Bruno Jaborandy ( 18/09/2009)*
*Jornalista e integrante da banda Sessão do Suéter Rasgado

Nenhum comentário: